Cacique - Pneus

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Responsabilidade Social

A responsabilidade social assumiu uma dimensão estratégica da gestão empresarial, a partir do Planejamento Estratégico 2004, com o estabelecimento da Missão e a inclusão desse fundamento da excelência nos Valores Organizacionais. Pela relação ética e transparente com todos os públicos com os quais a Empresa se relaciona, as metas empresariais da CACIQUE são estabelecidas respeitando a diversidade, promovendo a redução das desigualdades e gerando Cidadania e espírito solidário.

Algumas ações de destaque:

a) Campanha Solidária CACIQUE: implantada em 2007 e realizada anualmente, com o objetivo de estimular o envolvimento dos colaboradores em ações sociais e o convívio com realidades socialmente desprivilegiadas. Através desta ação, a empresa promove a integração entre os colaboradores (trabalho em equipe, liderança, convivência, motivação), o estímulo à criatividade e o desenvolvimento de espírito solidário e de cidadania. 

Todas as atividades são planejadas com antecedência e com a participação de todos os colaboradores. As equipes realizam visitas prévias às comunidades/instituições e desenvolvem atividades de conscientização, orientação e exercício de cidadania, voltadas para crianças, acreditando que atendendo este público, estamos investindo em um futuro melhor para o nosso estado.

Em 2009, a Campanha Solidária CACIQUE passou por reformulação e os critérios da ação foram alterados para contemplar um aprofundamento dos aspectos relativos à transformação e ao desenvolvimento social de uma das comunidades atendidas pela empresa. 

b) Projeto “Música Para Todos”: Voltado para a formação musical de crianças e adolescentes, alunos do Ensino Fundamental e Médio de Teresina – PI. O “Música para Todos” oferece os cursos de bateria, percussão, contrabaixo, teclado, violão popular e erudito com a intenção de sensibilizar o ouvinte para as fontes de expressão da linguagem musical. A CACIQUE como apoiadora do Projeto foi contemplada com a indicação de crianças e adolescentes, destinando tais vagas aos familiares dos colaboradores. 

c) Campanhas contra a exploração do trabalho infantil.

d) Campanhas de combate a exploração sexual infantil: De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 100 mil crianças e adolescentes são vítimas da exploração sexual no Brasil. Em 2007, a Polícia Rodoviária Federal identificou 1819 pontos de risco de exploração sexual de menores de idade nas rodovias federais brasileiras. Com o objetivo contribuir para o combate desta triste realidade, no ambiente das instalações da empresa (Centro de Caminhões) e nos Eventos realizados, ostentamos material de orientação e combate a exploração sexual infantil.