Cacique - Pneus

Seja bem-vindo, você está em

Responsabilidade Ambiental

O respeito ao meio ambiente é um valor corporativo da CACIQUE. A empresa possui ações e metas para eliminar, minimizar ou compensar os impactos ambientais negativos do seu negócio, tais como:

a) Destino de Pneus inservíveis: Envio de pneus inservíveis para a Cerâmica Poty em Sobral – CE, desde Jan./2004, em parceria com a ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumático. São utilizados como combustíveis no processo de queima, em fornos adequados, que não poluem o meio-ambiente. Em 2009 e 2010, por orientação da Prefeitura de Teresina – PI, a parceria para destinação de Pneus inservíveis passou a ser feita com a Indústria Bomfim para picotagem e aproveitamento na confecção de artefatos de borracha; Atualmente os pneus inservíveis são encaminhados para a CBL em Feira de Santana na BA, onde tem sua destinação ambientalmente correta,

b) Encaminhamento para reutilização dos chumbos para Balanceamento – fabricação de halteres em Academias de Ginástica e chumbadas para barcos de pesca;

c) Participação em eventos e campanhas de conscientização ambiental – feiras ambientais promovidas pelas Secretarias Municipais;

d) Adequação das instalações para proteção ambiental, conforme leis vigentes;

e) Óleo lubrificante: Armazenado em tanques ecológicos (jaquetados). Este procedimento garante a segurança necessária e evita à poluição do meio ambiente. Uma empresa autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) é responsável pela posterior coleta e destinação adequada deste resíduo. Esta prática demonstra uma postura diferenciada e proativa da CACIQUE na preservação ambiental.

f) Baterias automotivas: É concedido um desconto pela bateria usada, na próxima compra, para estimular que as baterias automotivas fiquem nas lojas e sejam destinadas ao fabricante, para confecção de novas baterias, recebendo assim o tratamento ecologicamente correto e cumprindo a legislação quanto à logística reversa.

g) Instalação de Coleta Seletiva de Lixo: em 2010, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com a implantação da coleta seletiva de lixo em algumas unidades de negócio da CACIQUE. 

Todas essas práticas são executadas de acordo com as Normas específicas dos órgãos competentes, são coordenadas pelos Gerentes das filiais e estabelecem uma atitude proativa, na medida em que ao proteger o Meio Ambiente, contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa e da sociedade.