Cacique - Pneus

Seja bem-vindo, você está em

Apresentação

“Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral,
fundado por valores compreendidos,
aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros”.
Jacques Monod
(Bioquímico francês, ganhador do Prêmio Nobel)

Mensagem da Direção

A ética se constitui num princípio que orienta todo ser humano sobre o que é bom e correto promovendo o bem comum. Cada indivíduo deve assumir comportamento ético, para favorecer sua relação com seu semelhante.
A ética no ambiente de trabalho não pode ser vista de forma diferente da que precisamos ter na nossa convivência familiar, em nosso círculo de amizades, na comunidade onde vivemos. A competitividade, o “como fazer” para o alcance das metas, a busca de melhores resultados têm que ser orientados por princípios éticos. A adoção desses princípios éticos reflete o tipo de pessoa que somos.
Este Código de Ética reúne fundamentos, princípios e valores que retratam a identidade da Empresa como um todo, estimulando o comportamento ético na CACIQUE, para que todas as pessoas envolvidas na sua rede de relacionamento o adotem e o tenham como guia de conduta profissional e pessoal, evitando interpretações pessoais sobre os diversos princípios na empresa.
Cada indivíduo tem seus padrões de valores, portanto, é necessário que cada colaborador reflita se os seus valores individuais estão em harmonia com os valores da CACIQUE.

Objetivo

O presente Código visa nortear o relacionamento entre os colaboradores da CACIQUE e toda a sua cadeia de valor e interação com as partes interessadas, no esforço de gerar um compromisso mútuo alinhado à adoção de uma postura transparente que envolva a valorização da ética, contribuindo para o fortalecimento da Marca da CACIQUE PNEUS perante o Mercado e a Sociedade.
           
Este código reúne fundamentos, princípios e valores que retratam a identidade da Empresa como um todo, estimulando o comportamento ético na CACIQUE PNEUS, para que todas as pessoas envolvidas na sua rede de relacionamento o adote e o siga como guia de conduta profissional e pessoal.

Abrangência

O Código de Ética da CACIQUE PNEUS aplica-se aos colaboradores da Empresa, estendendo-se a toda a sua cadeia de relacionamentos.


Princípios Fundamentais

Dentro de sua Estratégia Empresarial – Plano Estratégico 2008 - a CACIQUE valoriza:

  1. Ética e honestidade.
  2. Comprometimento e Competência profissional
  3. Valorização das pessoas
  4. Motivação
  5. Trabalho em equipe
  6. Satisfação e Encantamento dos Clientes
  7. Responsabilidade Social e Ambiental
  8. Criatividade e Inovação
  9. Crescimento contínuo e sustentável
  10. Pioneirismo e Empreendedorismo
  11. Qualidade de Vida no Trabalho
  12. Humildade e Equilíbrio

Relacionamento com o Público Interno

A CACIQUE PNEUS é uma Empresa com foco nas pessoas, que adota práticas modernas de gestão e possui uma política efetiva de valorização dos recursos humanos, pautada no desenvolvimento
e na promoção da saúde e da segurança de seus colaboradores, prioriza a meritocracia e acredita no sucesso dos investimentos no capital humano. As práticas de gestão da CACIQUE PNEUS buscam fortalecer a motivação, a satisfação e o compromisso de seus colaboradores.

A Empresa buscará sempre o crescimento e a expansão do seu negócio. Procurará ocupar posição de destaque no mercado sem, contudo, se distanciar da responsabilidade social, traduzida pela postura de valorização de seus colaboradores, pela geração de emprego e renda e a conseqüente contribuição para o desenvolvimento do mercado onde atua.

A CACIQUE PNEUS busca sempre proporcionar oportunidades iguais de trabalho e tratamento justo para todos os colaboradores, independente da função que desempenhem. A empresa considera que a vida particular dos seus colaboradores é assunto pessoal destes, e não deve sofrer interferência, desde que não cause prejuízo à imagem e às atividades da Empresa.

A captação de novos colaboradores é pautada em princípios éticos que refletem transparência e inibem a discriminação por motivo de idade, cor, deficiência física, etnia, estado civil, nacionalidade, religião, sexo, orientação sexual.

O mesmo princípio se aplica nas decisões da empresa relacionadas à promoções, pagamentos, concessão de benefícios, transferências e redução de quadro. A empresa orienta sua política de valorização dos colaboradores e de recompensas por princípios éticos pautados na competência destes.

Para a CACIQUE PNEUS, a conduta das lideranças é referência para toda a organização, o que aumenta ainda mais a sua responsabilidade em manter uma postura absolutamente ética em suas atitudes e ações. Sua posição não pode ser confundida com um pretenso direito à arbitrariedade.

Compromissos da Empresa


-    Dar apoio, retorno e monitorar o desempenho: por meio de avaliação periódica, possibilitar aos colaboradores que eles tomem ciência de como está o seu desempenho profissional, seus pontos fortes e os pontos a serem aperfeiçoados, bem como apresentar os caminhos para este aperfeiçoamento.
-    Oferecer educação continuada: mais do que cursos ou treinamentos, a empresa deverá oportunizar que seus colaboradores se desenvolvam enquanto pessoas.
-    Criar meios de reconhecer realizações: as contribuições e realizações dos colaboradores deverão ser reconhecidas pela empresa, com maior ênfase do que os eventuais equívocos.
-    Oferecer as condições ideais de trabalho: como uniforme gratuito, equipamentos e materiais adequados, ambiente limpo e confortável, salários justos.
-    Proporcionar canais de comunicação: a empresa compromete-se a criar mecanismos que facilitem o tráfego de informações, de forma que todos saibam o que está acontecendo na empresa e que as regras sejam bem claras.
-    Cumprir obrigações legais: a empresa comprometer-se a honrar rigorosamente em dia com suas obrigações trabalhistas e sociais.
-    Possibilitar crescimento profissional: a empresa oportunizará a todo colaborador crescer profissionalmente, seja em nível de capacitação ou até mesmo hierarquicamente.
-    Compartilhar parte das decisões: como forma de democratização e geração de maior envolvimento e comprometimento dos colaboradores, estes deverão participar mais ativamente do processo decisório.
-    Investir no crescimento da empresa: para possibilitar o crescimento dos colaboradores a empresa precisará investir no seu próprio crescimento.
-    Desenvolver plano de remuneração variável: com vista a remunerar de forma mais justa e com igualdade seus colaboradores,a empresa desenvolverá uma nova política de remuneração onde cada profissional terá seus rendimentos diretos e proporcionalmente vinculados ao seu desempenho individual.
-    Preservar a saúde e integridade física dos colaboradores, promovendo qualidade de vida: a empresa deve garantir condições de trabalho seguras e sadias, comprometendo-se com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde, e cumprindo rigorosamente as leis e normas internas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho.
-    Controlar e Monitorar recursos e equipamentos de comunicação eletrônica: estes recursos são bens da CACIQUE para uso exclusivo das atividades de seu interesse. A empresa reserva-se o direito de controlar e monitorar o acesso à Internet de todos os equipamentos interligados ao seu sistema de tecnologia da informação.

Compromisso dos Colaboradores

-    Desenvolver suas atividades assumindo uma postura profissional orientada por princípios éticos, em quaisquer situações e buscar sempre as competências técnicas e comportamentais necessárias para o adequado desempenho de suas funções.
-    Manter confidencialidade dos assuntos de sua área ou função. Os colaboradores com acesso a informações sigilosas e a recursos tecnológicos, a exemplo de Internet, Intranet, Softwares e produtos similares, devem assegurar que tais elementos não sejam manuseados ou divulgados de forma inadequada, realizando consulta a seu superior hierárquico em caso de dúvidas quanto ao tratamento apropriado.
-    Todos os que fazem uso da Internet e Intranet como meio de comunicação devem fazê-lo em seu próprio nome, nunca como uma outra pessoa, não se admitindo o uso de qualquer outra senha a não ser a sua própria.
-    Todo colaborador deve usar os recursos disponíveis de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins profissionais dentro das exigências legais e segundo os princípios éticos deste Código, sendo assim, não deve transmitir comentários difamatórios, usar linguagens, imagens ou arquivos que sejam ofensivos ou induzam qualquer forma de discriminação.
-    Exercer as suas tarefas com cortesia, respeito, lealdade, dedicação, honestidade, espírito de justiça, responsabilidade socioambiental, cooperação, comprometimento, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, religião, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação.
-    Exercer suas atividades buscando os melhores resultados, orientados por princípios éticos.
-    Agir profissionalmente de forma ética e fomentar igual atitude de colegas e clientes promovendo credibilidade à Empresa.
-    Buscar sempre seu auto-desenvolvimento, incentivando os colegas a assumirem a mesma conduta.
-    Incentivar o engajamento de todos na busca do alcance dos objetivos da empresa. Envolver-se de forma efetiva e resolutiva nas atividades que realiza, evitar retrabalhos e atrasos na prestação de serviço.
-    Quando o colaborador estiver na condição de representante da CACIQUE PNEUS como profissional ou em situações sociais, deve zelar pela imagem da Empresa, orientado pelos princípios éticos aqui expressos.
-    Os colaboradores da CACIQUE devem respeitar os compromissos assumidos entre si e com a Empresa, não se deixando influenciar negativamente em suas decisões, nem privilegiando relacionamentos pessoais.
-    Os profissionais da Empresa que assumem o papel de gestores necessitam ter sempre em vista o bem-estar e o progresso funcional das pessoas, tratá-las com retidão, justiça e humanidade e estimulando o espírito de equipe.

Relacionamento com o Público Externo

Clientes

O compromisso com a satisfação e encantamento dos clientes deve fundamentar-se na qualidade e excelência dos produtos e serviços, em consonância com a Visão e os Objetivos Estratégicos da Empresa.

Os serviços prestados pela empresa em conjunto com os diversos fornecedores são conduzidos de forma ética e orientados por valores como transparência, fidelidade, imparcialidade e honestidade.
Para que se realize e mantenha em elevado nível os serviços demandados, buscando o equilíbrio entre a qualidade e a viabilidade econômica, mantendo o foco no cliente.

A organização mantém suas atividades comerciais sob os mais elevados princípios éticos, sem favorecer ou discriminar qualquer cliente, independente do volume de negócios mantido com este. Os Clientes precisam ser atendidos com cortesia e respeito, sendo orientados sobre possibilidades de realização de serviços, preços, prazos e suas características, com total clareza, presteza e transparência; o objetivo maior dessa relação é a fidelização e a transformação do cliente em Vendedor da Marca CACIQUE, em função do Valor Agregado por ele percebido.

As reclamações, críticas e sugestões formuladas pelos clientes devem ser respondidas com rapidez e precisão, respeitando-se os seus direitos.

Fornecedores


Os fornecedores da CACIQUE PNEUS são importantes na consecução dos negócios, devendo, no entanto, agirem com honestidade e integridade na condução dos contratos firmados e serviços realizados, e assegurando a ética na preservação da confidencialidade das informações fornecidas pela empresa sobre seus negócios.

A CACIQUE PNEUS agirá sempre norteado por valores éticos, que garantam práticas de seleção e negociação com seus fornecedores, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza e sem levar em consideração o volume de negócios mantidos com a empresa.

A organização assegurará ao fornecedor uma relação de confiança e respeito, norteada por princípios éticos, mantendo sob sua guarda as informações de conteúdo dos trabalhos desenvolvidos por aqueles, evitando dar acesso a outros fornecedores que atuam na área.

O trato com fornecedores está pautado em condutas éticas que não permitem que qualquer colaborador ou prestador venha ter vantagem pessoal, mediante influência, favorecendo-se da sua função na empresa. Os colaboradores não devem fazer uso de informações privilegiadas, obtidas no âmbito da Empresa, em benefício próprio ou de terceiros, nem devem aceitar vantagens (que não sejam produto de sua remuneração), a título de ajuda financeira, comissão ou doação.

Agentes Representativos de Classe

A CACIQUE PNEUS atua como agente de desenvolvimento educacional, cultural, social e de apoio às ações das instituições representativas das classes que participa.

A Empresa também manterá diálogo permanente com as entidades representativas dos colaboradores, em prol do crescimento mútuo, respeitando as Políticas, Objetivos Estratégicos e Valores Empresariais.

Sociedade

A CACIQUE PNEUS tem como princípio ético valorizar a comunidade na qual está inserida, possibilitando oportunidade de trabalho, gerando emprego, renda e participação social. Assume o papel de empresa-cidadã, no intuito de contribuir para o desenvolvimento e qualidade de vida da sociedade, nas ações de cunho social, educativo, cultural, ambiental e de saúde. A Empresa agirá sempre nos mercados onde atua, com respeito à cultura local.

Concorrentes

A concorrência deve ser pautada na lealdade e no respeito às regras e critérios de mercado. Os profissionais da CACIQUE PNEUS devem respeitar a imagem dos concorrentes obtendo e fornecendo informações lícitas e mantendo o sigilo necessário. Os colaboradores da CACIQUE PNEUS devem tratar os concorrentes com o mesmo respeito com que a Empresa espera ser tratada.

Mídia

A relação da empresa com a mídia é conduzida com respeito e transparência. Por isso, a Empresa disponibiliza informações de interesse coletivo à mídia e, consequentemente, ao público em geral.
A CACIQUE PNEUS NÃO DISPONIBILIZA INFORMAÇÕES DE SEUS CLIENTES.

Administração e Aplicação do Código de Ética

Este Código de Ética aplica-se diretamente a todos os colaboradores e reflete os valores e a cultura da CACIQUE PNEUS. O seu cumprimento revela o compromisso de profissionalismo e transparência em todas as ações no trabalho.

A  Empresa conta com uma Comissão de Ética, composta por um representante da Diretoria e dois representantes dos colaboradores. Esta equipe é responsável por orientar e aconselhar sobre a ética profissional dos colaboradores, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe decidir sobre os atos passíveis de censura ou proibição. É de competência desta Comissão julgar os casos de violação do Código não previstos e deliberar sobre dúvidas de interpretação.

Sem prejuízo das eventuais responsabilidades administrativa, civil e penal, correspondentes, a serem apuradas em procedimentos próprios, a transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, passível de aplicação de censura.